quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ESTUDANTE DE ARQUITETURA MOSTRA INTERESSE PELA REVITALIZAÇÃO DO HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Fico bastante feliz quando recebo e-mails de jovens estudantes amazonenses que, ao lerem o meu humilde blog, demonstram interesse em conhecer com mais profundidade a história da nossa cidade, principalmente, da revitalização de alguns prédios que estão abandonados pela nossa sociedade – para exemplificar, publico uma correspondência com a Fabiana Novélo, estudante de Arquitetura da Nilton Lins.

Boa tarde,

Sou estudante de Arquitetura da Faculdade Nilton Lins e estamos fazendo um trabalho sobre a Santa Casa de Manaus, li a reportagem e gostaria de saber se o Sr. tem mais informações, ou conhece alguém que poderia nos contar um pouco mais sobre esse hospital e o motivo que o levou a fechar. Procurando informações, escutei que tem um projeto para reabertura do mesmo, parece ate que tem um documento com assinaturas recolhidas...

Grata e no aguardo de sua atenção

Fabiana Novélo

Minha resposta:

Olá Fabiana!

Muito agradecido por ter visitado o BLOGDOROCHA!  Parabéns pela escolha da tua carreira profissional, pois o curso de Arquitetura tem formado grandes nomes em nossa cidade. 

Com relação a Santa Casa de Misericórdia, o que posso te adiantar é que houve uma péssima administração dos provedores, deixando-a totalmente falida, com débitos de toda ordem, inclusive trabalhistas, chegando a mais de 10 milhões de reais.

Houve uma tentativa do Governo do Estado em assumir todo o passivo daquela instituição, mas, com a condição de gerenciar toda o seu patrimônio, reabrindo para a sociedade, no entanto, os administradores não aceitaram tal imposição, preferindo deixá-la fechada e, sendo sucateada com tempo.

Eu sou da década de 50 e, a grande maioria dos manauaras da minha geração, vieram ao mundo pelas mãos das antigas parteiras ou na maternidade daquele hospital. 

Por sermos amazonenses e amarmos de paixão a nossa cidade e sua história, fazemos parte da sociedade civil organizada e, não medimos esforços para ver um dia o local onde nascemos ser novamente aberto.

Um dos políticos que mais trabalha para que isso aconteça, chama-se Vereador Mário Frota - escrevo isso não com a intenção de promovê-lo ou ajudá-lo em em sua campanha para a galgar o cargo de Deputado Estadual, mas, por acompanhar o seu árduo trabalho em prol da nossa Santa Casa.

Esse e-mail vai com cópia para o jornalista Roberto Pacheco, o assessor do Vereador Mário Frota - eles poderão municiar você e seus colegas do Curso de Arquitetura, com todas as informações sobre a história e a situação atual daquela instituição.

Existe uma luz no fim do túnel - foi criado uma comissão administrativa, chamada "Nova Irmandade Santa Casa", composta por um grupo de amigos e beneméritos, com a finalidade de montar um plano de captação de recursos financeiros, para sanar todos os débitos, revitalizar o prédio e disponibilizá-la para o atendimento a toda população dos nossos municípios  vizinhos.


Com a união e colaboração de todos, teremos de volta o esplendor do nosso querido Hospital Santa Casa de Misericórdia! É isso ai.

Fotocolagem: Rocha

Nenhum comentário: